sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O maior cajueiro do mundo!!!


Hoje vou postar sobre uma magnífica anomalia genética que ocorre aqui no Brasil, muita gente já ouviu falar e muita gente já viu... Eu tive o prazer de visitar o deslumbrante CAJUEIRO GIGANTE (o maior do mundo, Sério!) localizado no estado do Rio Grande do Norte. E é muito massa!!!

O maior cajueiro do mundo está localizado no distrito de Pirangi do Norte, município de Parnamirim. A árvore cobre uma área de aproximadamente 7500 m2, com um perímetro de aproximadamente 500 m, foi plantado no ano de 1888. O crescimento enlouquecido da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de uma única árvore.


O tronco principal divide-se em cinco galhos; quatro desses galhos sofreram a alteração genética, e criaram raízes e troncos que deram origem ao gigantismo da árvore. Apenas um dos galhos teve comportamento normal, e parou de crescer após alcançar o solo; os moradoes da região o chamam carinhosamente de "Salário Mínimo".

Para visitar o parque, cobra-se uma pequena quantia (e vale muito a pena). O dinheiro arrecadado é utilizado para investimentos na infra-estrutura do local. A visita é conduzida por guias que ajudam a coletar os frutos e ainda explicam as características da árvore. Durante o período da safra, os cajueiros produzem nada mais nada menos que oitenta mil frutos; os cajus são colhidos livremente pelos visitantes, humm e é uma delicia!!!

Vista aérea
                                                                                                     

7 comentários:

  1. Eu conheçoooo!!! A natureza não mediu esforços na beleza desse lugar, impressionante...

    ResponderExcluir
  2. oxe eu pensava que ele era o maior do Brasil e não do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Luana, é o maior do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Você é uma ótima guia turística,nada melhor que um biólogo para mostrar as belezas da natureza para os demais!

    ResponderExcluir