segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mycobacterium vaccae!!! A bactéria da inteligência...

Os cientistas Dorothy Matthews e Susan Jenks da Universidade sage, dos Estados Unidos descobriram que a bactéria Mycobacterium vaccae pode deixar as pessoas mais inteligentes. Esta bactéria é encontrada facilmente no solo. Segundo Dorothy Matthews e Susan Jenks, a Mycobacterium vaccae chega ao organismo do ser humano através da respiração ou ingestão, quando este fica um tempo em contato com a natureza.
Os testes feitos com ratinhos lindos demonstraram que:
Ratos que ingeriram a bactéria Mycobacterium vaccae junto com a comida resolviam o labirinto duas vezes mais rápido e com menos ansiedade do que os ratos que não entraram em contato com a bactéria na comida, e essa “menos ansiedade” é devido ao aumento da serotonina.
A serotonina é um neurotransmissor e tem um papel importante no aprendizado e no humor. Dessa forma, os cientistas resolveram testar a função da bactéria M. vaccae para aumentar a capacidade de aprendizado. Essa capacidade foi medida na habilidade dos ratos em percorrer um labirinto.
A ação da Mycobacterium vaccae sobre o nosso humor, também foi comprovada em
um estudo onde extratos da bactéria foi dada junto com os remédios da quimioterapia para pacientes com câncer do pulmão. O extrato de bactéria não aumentou a sobrevida dos pacientes, porém aumentou a sua qualidade de vida, mesmo na presença de efeitos adversos da quimioterapia e de sintomas associados ao câncer.
É doideira, mas estudos feitos em 2007 comprovaram que a
Mycobacterium vaccae age, na verdade, sobre nosso sistema imune e ele é quem age sobre o nosso humor. A bactéria é apenas uma maneira de controlar o funcionamento do sistema imune. Inclusive a primeira utilização terapêutica da Mycobacterium vaccae, foi no controle de respostas alérgicas e auto-imunes.
Todos os dados desta pesquisa foram apresentados no 110° Encontro Geral da Sociedade Americana de Microbiologia, em San Diego, nos Estados Unidos, que ocorreu de 23 a 27 de maio deste ano.
Ahhh essa pesquisa é muito massa, pois ela também prova a importância de vivermos em contato com a natureza!!! O Maravilhoso é sujarmos de terra (de vez em quando é claro!!!)sentir o seu cheiro...hummm muitooo bommm. A maioria das pessoas vivem só o lado urbano do mundo permutando microorganismo no shopping (que é massa, mas não é tudo!!!!), e as crianças de hoje então... Vivem trancados em seus quartos jogando videogames... Eu faço sim apologia ao contato benéfico com a natureza!!!!!







6 comentários:

  1. Nossa, que coisa boa saber disso! Amo estar no campo, aliás, cresci nesse ambiente. Então, qualquer coisa que remeta a minha infância, me faz muito feliz! Adorei Amandita!

    ResponderExcluir
  2. Massa Gabi, é muito bom mesmo, pode ver que quando a gente vai acampar ou qualquer coisa parecida ficamos mais felizes, energizada... desse jeito preparamos melhor nossa mente para o aprendizado!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga conheço essa foto ai do ratinho viu! Essa mão é minha amore!!!KKK
    Mas a postagem foi muito boa amiga amei saber disso ah eu tbm tenho um blog de biologia depois te mando, mas o teu ta massa beijos!!!
    Aline Leal

    ResponderExcluir
  4. kkkkkk é não amiga!! essa é minha mão... mas eu tenho uma foto tua assim também, mas preferir colocar a minha né!!! Essa foto foi quando a gente estagiava no LAFIRE(Laboratório de Fisiologia Renal).

    ResponderExcluir
  5. A natureza nos faz sinte livres,e como é bom aliberdade!

    ResponderExcluir