segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cócegas....tem sempre um engraçadinho que faz, né??

Você já se perguntou porque sentimos cócegas? Já tentou fazer cócegas em si mesmo? Aposto que não teve sucesso? Leia o "post" de hoje você vai entender o porquê!!! E depois vai dar boas risadas!

Bem... sentimos cócegas quando alguma coisa toca nossa pele de um jeito que o cérebro não consegue prever. E sem conseguir "adivinhar" qual vai ser a sensação, o cérebro não tem como bloqueá-la. Quem consegue prever e bloquear essas sensações é o cerebelo (parte do cérebro escondida logo acima da nuca). O cerebelo prevê quais serão as sensações resultantes daquele movimento e compara essa previsão com as sensações que são percebidas pelos nossos sentidos. Daí, se a sensação prevista for parecida com a sensação que chegou pelos sentidos, o cerebelo manda cancelar o sinal e o cérebro não sente quase nada. Mas, se forem diferentes... O cerebelo "autoriza" a sensação que está chegando que é, então, percebida com toda força. Como as cócegas feitas por outra pessoa!
Por isso, aliás, não é possível fazer cócegas em si mesmo, pois seu cerebelo sabe que é você quem está por trás da tentativa de cócegas e avisa para o cérebro! A vantagem é que assim o cérebro fica livre para receber sensações inesperadas. Ainda bem, porque as sensações provocadas por nós seriam tantas e tão constantes que deixariam qualquer um doido! Melhor o cérebro se preocupar somente com sensações imprevistas, não é mesmo?

Ahhh e o engraçado é que a maioria das pessoas não gosta que façam cócegas nelas, mas sempre tem um engraçadinho que faz, né?

16 comentários:

  1. Muito inreressante.
    Confesso q eu n gosto q me façam cocegas, mas concordo com vc quando diz que sempre tem um engraçadinho que faz.

    ResponderExcluir
  2. ahhh eu também não amo que me façam cocegas não... mas... depende também do momento né!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei Mandinha eu e vc estamos fazendo trabalhos legais nesses blogs!! Hehe parab´nes!!!

    ResponderExcluir
  4. Agora eu amo sentir essas sensações inesperada é ótimo aushaush isso nos dá prazer viva ao cérebro hehehe!!!

    ResponderExcluir
  5. Interessante pq agt ñ consegui fazer cócegas em nós mesmo,é bom pq se ñ ficariamos rindo o tempo todo.É mesmo sempre tem um engraçadinho que faz,mais quando fazem cócegas em mim poucas vezes sinto alguma sensação!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Aline... Olha manda o endereço do teu blog pow...bjss

    ResponderExcluir
  7. Espertinho o cerebelo! parece ser bem complicado, mas é tudo em segundos as sensação e a resposta das cocegas!!! legal a postagem... gostei muito!!!

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo Luana!! Tudo muito rapido...ahhh e que bom que você gostou!!!

    ResponderExcluir
  9. menina adorei teu blog, aprendo e me divirto, muito legal mesmo, amei o jeito q vc escreve.

    ResponderExcluir
  10. Hummm Obrigada Auridiana!!! É esse o intuito... que as pessoas aprendam sobre coisas legais, de uma forma gostosa de ler!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei professora, só agora pude entender as cócegas. Seu blog está de parabéns.

    Larissa Savana, aluna sua da EREMI, 2º ano A.

    ResponderExcluir
  12. ahh Obrigada querida!! fico feliz quando meus alunos aprendem!! bjss

    ResponderExcluir
  13. Por essa postagem vc ganhou um selinho do meu blog!
    http://biologiasemcomplicao.blogspot.com/2011/06/selinho-versatile.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. meu gatinho adora cocegas.kkkkkkkkkkkkkk um beijao de cauane vitoria.

    ResponderExcluir