domingo, 24 de outubro de 2010

Não é contando estrelinhas que se pega verrugas!!!


Quando eu era pequena, ou melhor, criança, porque pequena eu ainda sou, minha vizinha dizia que não podia contar as estrelinhas do céu, porque apareciam verrugas na mão... E eu, inocente toda, ficava com medo, acreditava kkkk!!!E quem nunca escutou ou se apavorou com uma dessas histórias? Mas, na verdade verrugas não têm nada a ver com estrelas e, sim, com um vírus.
O papiloma vírus humano (HPV) é o responsável pelo surgimento de verrugas. Elas apenas podem aparecer no nosso corpo se tivermos contato direto com uma pessoa que tenha sido contaminada por esse microrganismo, por isso que às vezes acomete varias pessoas da mesma família, ahhh e vale ressaltar que são mais de 80 tipos de papiloma vírus humano que causam essas lesões na pele!
Para entender como esses microrganismos formam as verrugas é preciso saber que a pele humana é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. E que as duas primeiras apresentam uma região em que se encaixam uma à outra! Pois bem: o papiloma vírus humano faz com que a porção da derme que se encaixa com a epiderme cresça para fora, formando as verrugas!
Quando alguma dessas lesões surge na nossa pele, é importante buscar logo tratamento. Senão, corremos o risco de ficar repletos de verrugas, porque, sem querer, podemos levar o papiloma vírus humano para outras partes do nosso corpo ao morder, coçar ou ferir as lesões que tivermos. Tratar as verrugas, aliás, é algo simples: o médico pode aplicar um remédio para fazê-las cair ou fazer uma pequena cirurgia, com anestesia local, para queimar o tecido alterado pelo vírus e, dessa forma, curar a lesão. O que não pode é ficar com as verrugas né...


9 comentários:

  1. Mulé essa materia foi ótima,Eu to usando remendio contra verrurgas pra ñ fazer essa pequena cirurgia!Agora posso conta as estrelas sem medo.....

    ResponderExcluir
  2. hehe' O blog dela bombandoo! Tá mtoo bom amiga!!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh pode contar sim Layra! E boa sorte no tratamento contra verrugas!!!

    ResponderExcluir
  4. Dan Souza

    Interessante! vc arrasa nas postagens!!

    ResponderExcluir
  5. Sabia que não era contando estrelas. Mas não sabia que era causado por vírus, pensava que era um crescimento anormal de céluas da pele. A gora eu sei graças a você amanda.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vc aprendeu chiquinho!! Ahhh e fico feliz por vc, que mesmo sendo um Doutor em Física goste de Biologia, na maioria das vezes quem é de exatas não se liga nesse lance de saúde sabe!!! Mas na minha opinião devemos saber e gostar de tudo um pouco, e é claro muitooooo da nossa área!!!

    ResponderExcluir
  7. Amiga Dan... eu nem tinha visto teu comentário!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. nossa ajudou bastante, eu tinha uma verruga e não sabia porque eu tinha, obrigada :)

    Larissa Savana, Eremi, 2º ano A

    ResponderExcluir