terça-feira, 3 de agosto de 2010

Borboletas!!!

Ahhh hoje eu vou postar sobre um inseto que eu admiro muito!!! É o meu preferido... Vou escrever sobre borboleta!!! Me identifico bastante com elas!!!
Borboletas são insetos da ordem lepidópteros (asas em escamas).


Deixa eu explicar direitinho:


Reino: Animália
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Agora ficou melhor pra entender!!!

Borboletas possuem escamas coloridas nas asas. Seu corpo é dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça tem 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos, formados por várias lentes e a boca, na forma de um canudinho usado para sugar o néctar das flores. No tórax tem 6 patas e em geral 2 pares de asas. No abdômen encontram-se os órgãos vegetativos e reprodutivos. No seu ciclo de vida, as lindas e formosas borboletas processam uma metamorfose completa em quatro fases bem definidas e bastante distintas como ovo, larva, pupa e adulta. Explicando melhor:
Ovo→ fase pré-larval
Larva→ chamada também de lagarta ou taturana
Pupa→ que se desenvolve dentro da crisálida (ou casulo)
Imago→ fase adulta
A transformação da feia e nojentinha lagarta em uma elegante borboleta é realmente um dos milagres executados pela Natureza (Se bem que eu acho linda a lagartinha também!!). As borboletas variam em tamanho desde as mais pequenininha com cerca de 3 milímetros de tamanho Phyllocnistis spp até as maiores com pouco mais de 30 centímetros Attacus Atlas ou a Ornithoptera alexandrae com 28 cm de uma extremidade a outra de suas asas.
Elas são importantes agentes polinizadores de diversos tipos de plantas. Se extintas, haveria prejuízos para a flora (prejuízos iniciais) e a fauna (prejuízos consequentes). E por ter apenas a reprodução sexuada possui a variabilidade genética do animal. Ahhh e elas são bioindicadores!!!
Existem muitas espécies de borboletas, a maioria são ativas durante o dia e possuem diferentes cores e texturas em suas asas, um dos motivos que fazem seus admiradores colecioná-las. Seu corpinho é bastante leve, as suas asas são muito largas, mas, mesmo assim ela acaba conseguindo pousar na flor aberta, de onde suga o néctar adocicado. As borboletas existem no mundo todo, com exceção das regiões glaciais.
Tempo de vida: Depende da espécie. Em média, uma borboleta vive mais ou menos 2 semanas. Uma espécie estudada na Costa Rica vive cerca de 2 dias. Algumas espécies tropicais vivem de 6 meses a um ano. É! Ela tem vida breve, muitas usam as cores e formatos das asas como camuflagem, para afastar os predadores.
Reprodução: Assim que saem da crisálida, as borboletas estão prontas para reproduzir. Os machos localizam as fêmeas visualmente e através de ferormônios (hormônios produzidos pelos animais para atrair o sexo oposto). Se a fêmea aceita o macho, eles unem a parte final de seus abdomens e se mantém assim por algum tempo, permanecendo em um mesmo lugar ou realizando pequenos vôos. Durante este período, o macho passa para a fêmea um "pacote de esperma" chamado espermatóforo, o qual irá fertilizar os ovos. Legal né!!! Vou escrever mais sobre borboletas, sobre sua metamorfose, diferenças entre machos e fêmeas, diferenças entre mariposas e borboletas...

3 comentários:

  1. Ai que lindas! Pena que vivem tão pouco... lembrando que não pode pegá-las porque acha bonitinha! Ah, Amanda, fala algo sobre as abelhas, elas são tão organizadas! É verdade que elas morrem depois que realizam uma picada?

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Gabi não podemos pegá-las!! Só profissionais capacitados podem!!!

    E quanto as abelhas vou postar algo sobre elas ok!! Sim e quanto a morrerem ao ferroar é o seguinte:
    A maioria das espécies de himenópteros apresentam autotomia (auto-amputação) ou seja quando ferroam perdem o ferrão!! E morrem porque o ferrão é prolongamento do abdômen, que se rompe no momento em que a abelha abandona a vítima. Esse ataque suicida acontece quando ela se sente ameaçada ou é importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras.
    As que possuem autotomia ou seja as que perdem o ferrão Geralmente injetam maior quantidade de veneno e morrem após a ferroada pela perda do aparelho de ferroar e parte das estruturas do abdome.
    Ahhhh e vale ressaltar que o ferrão evoluiu do ovipositor, portanto só as fêmeas ferroam.

    Esse assunto é legal Gabi vou escrever sim sobre himenópteros!!!! Lembrando que himenópteros são: Abelhas, vespas e formigas!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, vi uma borboleta igual em Foz do Iguaçu o.O.
    Beatrice Fags.

    ResponderExcluir