terça-feira, 10 de agosto de 2010

No meio do caminho tinha um espinho!!!

Faz de conta que você está andando apressado, voltando pra sua casa... Você está sorridente, tira os sapatos porque ele ta fazendo calo, (ou sei lá por que) .... e então... Surge um espinho no meio do caminho e sem querer você dá uma "pisadinha" nele com o dedão (aiiii!! que dor!!!).
O legal é que desde o momento que você pisou no espinho até o momento de sentir a dor, vária reações acontecem em seu corpo (parece instantâneo, mas não é!)... O choque da “furada” afeta algumas células naquela região e essas imediatamente liberam substâncias que carregam a mensagem da dor para o neurônio primário que ligam a periferia (nesse caso, o dedão do pé) à medula espinhal. As substâncias que atuam no neurônio primário fazem com que ele mande a mensagem dolorosa para o neurônio secundário parte da medula espinhal levando a mensagem para o cérebro... Só aí é que você percebe que há dor... e então solta aquele grito ou um palavrão.
O bom disso tudo é que o próprio organismo tem maneiras de controlar a dor, produzindo endorfinas (que alívio!!) que atrapalham a comunicação entre o neurônio primário e secundário, impedindo que a mensagem dolorosa chegue ao cérebro... Mas infelizmente essas substâncias nem sempre evitam a dor, e aí não tem jeito... Tem mesmo que tomar analgésicos que impedem que as substâncias mensageiras da dor sejam liberadas e atuem sobre os neurônios primários, ou então, na medula espinhal e no cérebro evitando que a mensagem de dor seja transmitida. Ufaaa!!! e a culpa da dor sabe de quem é? Do espinho? Da substância que libera a mensagem da dor? Do neurônio primário? Do neurônio secundário? Do cérebro? Da falha das endorfinas? Na realidade a culpa é sua!!! que não prestou atenção por onde tava andando!!!!

Referência: Neurofisiologia Clinica Principios Basicos e Aplicacoes - Luiz Carlos Pinto

5 comentários:

  1. Isso funciona p/ tudo em relação a sentir dor, ou seja acontece isso tambem quando levamos uma topada por exemplo!!

    ResponderExcluir
  2. Sim!!! funciona também quando levamos uma topada ou outras coisas parecidas!! Mas em certas situações como por exemplo um acidente... ou quando somos submetidos a uma grande dor é comum que nosso corpo não aguente, daí a pessoa desmaia!! ehhh nosso sistema é esperto...

    ResponderExcluir
  3. Tô seguindo, hehehe... Arrasou nos posts!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Dan Souza
    adoreiiiiiiiii.. e a culpa é nossa q não olhamos para onde andamos rsrsrs
    Amiga eu to seguindo mas não consigo comentar pela minha conta, só consigo comentar anonimo! Tu me ensina depois! bjssssss

    ResponderExcluir