sábado, 21 de agosto de 2010

Abelhinhas!!!

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Hymenoptera


Hummm quem num já olhou um favo de mel e quis pegar hen? eu já peguei muitos...Os que não se submetem às picadas das abelhas, não podem também desfrutar dos favos de mel. Mas ao fazer isso tinha que estar preparada para correr porque elas não iam deixar barato não .... as abelhas não deixam barato a quem se intrometer no trabalho delas ...Elas  são bem espertas, são insetos que vivem agrupadas em colônia dentro de colméias e são conhecidas a mais de 40 mil anos. Elas possuem pêlos, tem seis patas, quatro asas, um ferrão na extremidade do abdómen, elas sugam o néctar das flores, este é depois transformado por enzimas no seu corpo e regurgitado para dar origem ao mel. Do ovo até a abelha adulta, esta passa por várias metamorfoses: ovo, larva, crisálida ou ninfa e adulto. É um inseto extremamente organizado e trabalhador. Em cada colméia existe cerca de 60 mil abelhas, há apenas uma abelha fêmea com os órgãos sexuais completamente formados, essa é chamada de rainha.

A poderosa e "fechante" abelha rainha nasce de um ovo e é alimentada com um alimento especial rico em proteínas, a geléia real. Sua única tarefa é a postura de ovos, ela copula uma vez com vários zangões e vive cerca de cinco anos. Seu abdômen é maior e mais claro.

O zangão nasce de um ovo não fecundado e sua função é somente reproduzir, morre pouco depois.

As abelhas operárias são aquelas que de acordo com sua idade limpam a colméia, cuidam das larvas, produzem cera, constroem o favo, armazenam alimento e protegem a colméia. Pelo fato de viver em constante trabalho, vivem de um a quatro meses dependendo de seu cansaço físico.

Podem ser divididas em três categorias: sociais, solitárias e parasitas.

Abelhas sociais são as que vivem em enxame, são as minorias dentro da vasta quantidade de espécies, porém a mais conhecida.
As abelhas solitárias fazem seu ninho a partir de células de cria onde depositam pólen e néctar e sobre estes depositam seu ovo. Feito isto as abelhas solitárias fecham a célula e vão embora. Seu ninho pode ser construído no chão, fendas de pedras, madeira podre, caixas e até mesmo em ninhos abandonados de outros insetos. As abelhas parasitas são aquelas que roubam o ninho de outras abelhas para depositar seus ovos, algumas invadem o ninho depositam seus ovos e vão embora deixando seus ovos aos cuidados da abelha dona do ninho.

A comunicação das abelhas é feita através de movimentos que fazem quando estão voando. Pelo cheiro elas descobrem o tipo de flor que armazena alimento, voltam à colméia e dançam para as companheiras indicando onde está o alimento. Elas produzem o mel, a geléia real, o pólen, a própolis e o veneno.
O mel é conhecido desde a antiguidade, foi o único alimento doce usado pelo homem até quando foi substituído por açúcares. O mel é rico em proteínas, sais minerais, vitaminas, enzimas, dextrinas, aminoácidos e hormônios naturais e essenciais para a vida do homem. Possui ação antibactericida como poucos alimentos.
A geléia real contém quantidades significativas de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzima, substâncias minerais, substâncias biocatalizadores nos processos de regeneração das células.
O pólen possui elementos indispensáveis para a vida de um ser vivo pelo fato de ter bastante vitaminas, proteínas e hormônio, mas em estudo realizado na França, percebeu o ganho de peso nas pessoas que usavam o pólen para algum fim. O pólen é conhecido como o pão das abelhas.
A própolis é um poderoso antibiótico natural formado por ceras e resinas de brotos dentre outras partes de tecido vegetal. Leva ainda enzimas salivares e materiais inorgânicos. Possui ações bactericidas, antiinflamatórias, cicatrizantes, anestésicas e antifúngicas.
O veneno da abelha normalmente não é fatal ao homem.
O veneno pode ser fatal se for aplicado em grande quantidade e em pessoas alérgicas. A picada de uma abelha pode ser perigosa para ela também. A abelha quase sempre morre depois de picar um homem ou outro mamífero por causa da perda do seu ferrão. O melhor é deixar elas quietinha!!!!

8 comentários:

  1. Coitada da abelha, eu não sabia que elas morriam ao ferroar. E vc menina arraza no teu jeito unico de escrever, adorei o "fechante" da abelha rainha.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post Amanda. Interessante saber que a maioria das abelhas não vive em coméias... Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Amiga muito bom esse seu comentário sobre abelhas viu! Amei beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Uma organização "fechante" mesmo, rssss...em administração estudamos todo dia como liderar..acho que é melhor perguntar a abelha rainha! uauauaaaa

    ResponderExcluir
  5. É verdade Gabi...
    ahhh essa postagem foi especialmente p/ vc!!!

    ResponderExcluir