segunda-feira, 18 de julho de 2011

Diferença entre animais Venenosos e Peçonhentos!!!!

Muita gente tem duvidas sobre a diferença entre animais venenosos e peçonhentos!!
Existe uma pequena, porém importantíssima, diferença entre animais venenosos e peçonhentos. Nem todo animal peçonhento é venenoso, porém os venenosos não são peçonhentos. Vamos entender por quê?
Animais Peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente, ou seja, possuem um mecanismo qualquer que os permite injetar seu veneno no organismo de outro animal. Exemplos: algumas serpentes que possuem os dentes ocos ligados a glândulas de veneno e estes são usados para inocular veneno (ou peçonha) que algumas vezes podem até matar; escorpiões que injetam o veneno produzido na glândula de do aguilhão; as abelhas que usam o ferrão para picar e injetar o veneno no “inimigo” e por aí vão mais exemplos como aranhas, arraias, etc.
Animais Venenosos são aqueles que produzem as substâncias tóxicas (veneno), mas não possuem um aparelho inoculador (dentes, ferrões, aguilhões, esporões), e por isso, dependem da situação para usá-las. O envenenamento pode ser passivo por contato como a lagarta taturana que possui pêlos por onde secretam veneno com um simples contato; pode ser também por compressão, como o sapo que necessita de apertar as glândulas localizadas no dorso perto da cabeça ou por ingestão como o peixe baiacu que possui toxinas em vários tecidos do corpo como fígado, brânquias, intestinos e podem causar envenenamento caso seja ingerido.
No caso dos sapos, vale à pena lembrar que aquele líquido que ele esguicha numa situação de perigo e stress não é veneno. O que ele faz é  esvaziar a bexiga sobre o agressor na intenção de assustá-lo, mas a urina não é tóxica. Os sapos não liberam veneno a menos que este seja pressionado. Mas ele é esperto: quando está em perigo, infla os pulmões e isso faz com que as glândulas de veneno fiquem mais expostas, com isso, caso um predador encoste, o veneno será liberado! Nossa!!! A natureza é muito sábia mesmo viu!!!
Ahhh e em casos de acidentes:
Atenção!
Em caso de acidente com animal peçonhento, procure o pronto-socorro mais próximo ou ligue para o serviço de emergência (SAMU 192 ou Bombeiros 193)

Primeiros Socorros
Considere todas as mordidas de cobras como sendo de cobras venosas.
Manter a vítima calma e deitada.
Localizar a marca da mordedura e limpar o local com água e sabão. Cobrir com um pano limpo.
Remover anéis, pulseiras e outros objetos que possam garrotear, em caso de inchaço do membro afetado.
Evitar que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno.
Tentar manter a área afetada no mesmo nível do coração ou, se possível, abaixo dele.
Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para receber o soro antiofídico.
Se possível, levar o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o soro específico. Não se arrisque ou perca tempo caçando o animal.

O que não fazer!!!
Não fazer torniquete, impedindo a circulação do sangue: isso pode causar gangrena ou necrose local. 
Não cortar o local da ferida, para fazer 'sangria'. 
Não aplicar folhas, pó de café ou terra sobre a ferida, poderá provocar infecção.

    23 comentários:

    1. Foi esclarecedor o post sobre o assunto, principalmente sobre a diferença entre os nomes, pensava que representavam o mesmo animal. Nesse caso, indicar os primeiros socorros adequados também é muito importante porque tem muita gente que ainda usa os procedimentos da "ciência popular" que nem sempre são eficientes.

      ResponderExcluir
    2. Francisco Vieira da Cunha21 de julho de 2011 às 10:12

      Amanda, sem perceber eu postei o comentário de 21 de julho de 2011 09:58 sobre animais peçonhentos como anônimo. Desculpe.
      Francisco Vieira.

      ResponderExcluir
    3. Que bom que foi esclarecedor pra você!!!
      ahh e não tem problema do comentário ser anônimo não ok!! bjs e obrigada!!!

      ResponderExcluir
    4. Eu pensava que era tudo a mesma coisa.

      E pensava também q quando a pessoa era picada por cobra tinha que cortar a área da mordida, ou fazer torniquete sei lá. Agora sei que não.
      Parabéns pela postagem, como sempre interessante.

      ResponderExcluir
    5. Eu já sabia disso... pois assisti suas aulas e lembro q vc comentou sobre como agir em casos de acidentes c/ animais venenosos e peçonhentos, hahaha.. só n lembrava da diferença entre eles!
      Beijão pra vc!

      ResponderExcluir
    6. Ei, esse post foi ótimo. Atualiza o blog menina. Bjo.

      ResponderExcluir
    7. To na 6ª série (7º ano) e precisava disso para uma prova, pesquisei em tudo, mas a única resposta que consegui interpretar melhor foi a sua, parabéns pelo blog mt bomm.
      Acc n tá entrando, Beatrice Fags.

      ResponderExcluir
    8. Atualiza o blog :/.
      Beatrice Fags.

      ResponderExcluir
    9. Gostei também e com certeza irei usar em minhas aulas.

      ResponderExcluir
    10. me ajudou muito para minha prova obg

      ResponderExcluir
    11. me ajudou muito em um trabalho !

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. tambem me ajudou amigo ! tirei 10 aihn como eu sou inteligente aff´s

        Excluir
      2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Excluir
    12. incrivel.finamente entendi

      ResponderExcluir
    13. que claresa na explicaçao

      ResponderExcluir