domingo, 24 de outubro de 2010

Não é contando estrelinhas que se pega verrugas!!!


Quando eu era pequena, ou melhor, criança, porque pequena eu ainda sou, minha vizinha dizia que não podia contar as estrelinhas do céu, porque apareciam verrugas na mão... E eu, inocente toda, ficava com medo, acreditava kkkk!!!E quem nunca escutou ou se apavorou com uma dessas histórias? Mas, na verdade verrugas não têm nada a ver com estrelas e, sim, com um vírus.
O papiloma vírus humano (HPV) é o responsável pelo surgimento de verrugas. Elas apenas podem aparecer no nosso corpo se tivermos contato direto com uma pessoa que tenha sido contaminada por esse microrganismo, por isso que às vezes acomete varias pessoas da mesma família, ahhh e vale ressaltar que são mais de 80 tipos de papiloma vírus humano que causam essas lesões na pele!
Para entender como esses microrganismos formam as verrugas é preciso saber que a pele humana é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. E que as duas primeiras apresentam uma região em que se encaixam uma à outra! Pois bem: o papiloma vírus humano faz com que a porção da derme que se encaixa com a epiderme cresça para fora, formando as verrugas!
Quando alguma dessas lesões surge na nossa pele, é importante buscar logo tratamento. Senão, corremos o risco de ficar repletos de verrugas, porque, sem querer, podemos levar o papiloma vírus humano para outras partes do nosso corpo ao morder, coçar ou ferir as lesões que tivermos. Tratar as verrugas, aliás, é algo simples: o médico pode aplicar um remédio para fazê-las cair ou fazer uma pequena cirurgia, com anestesia local, para queimar o tecido alterado pelo vírus e, dessa forma, curar a lesão. O que não pode é ficar com as verrugas né...


sábado, 16 de outubro de 2010

Curiosidade: Por que os cachorros cheiram o rabo uns dos outros?

É uma curiosidade frequente, varias vezes já me perguntaram isso! O negocio é o seguinte: praticamente tudo o que um cão precisa saber de outro está no ânus. Naquela região se encontram as glândulas anais, que produzem um líquido de cor castanha de cheiro forte. Parece nojento (e é nojento, mesmo! e engraçado também!), mas o odor fornece a outros cachorros informações importante, como a raça, se é macho ou fêmea e, especialmente, o estado de espírito do animal. (O engraçado é que existem vários mitos relacionados a esse assunto, eu mesma já ouvi cada coisa... uma vez me disseram que teve uma festa de cachorros e todos eles perderam o rabo e até hoje vivem procurando seu rabo certo cheirando o rabo do outro kkkkk, ahhh e pra completar a festa tinha sido no céu kkkk... quando escutei isso quase me acabei de rir!!!). Bem deixando os mitos de lado e voltando ao assunto de forma séria: O cheiro exalado pelo ânus do cão é tipo uma espécie de carteira de identidade. A comunicação canina é feita pelo olfato de duas maneiras: pela eliminação de aromas específicos nas fezes, urina ou secreções glandulares e também pelo cheiro de seu próprio corpo. Essa comunicação usa mensagens químicas chamadas de feromônios.
O interessante é que os cachorros muito submissos tapam completamente suas glândulas anais, para evitar que os outros sintam seu cheiro. É por isso que esses cães saem por aí literalmente "com o rabo entre as pernas" dando origem inclusive, ao famoso ditado popular! E o contrário também é verdadeiro: quando um cão deseja demonstrar autoridade, levanta o rabo para exalar mais cheiro e assinalar: "Sou o Cara!"
Então é isso: Quando um cão cheira o rabo do outro é como se estivesse perguntando: "Ei, quem é você?"